fevereiro 26, 2019

Tratamento: cannabis na dor crônica

tratamentos
3 min de leitura

Todos sabemos como a dor é capaz de afetar negativamente nosso cotidiano. Já imaginou uma dor que persiste por meses ou até mesmo anos? Essa é a realidade de 37% dos brasileiros que convivem com a chamada dor crônica.

A cannabis proporciona alívio para a dor crônica e já é utilizada com este fim no Brasil. Descubra agora como a planta age na condição.  

Como a cannabis pode ajudar?

Toda vez que algo não está certo em nosso corpo, células cerebrais são ativadas para nos avisar e, como resultado, temos a dor. A cannabis interfere na forma como a sentimos e é capaz de proporcionar alívio.

A cannabis na dor crônica é capaz de proporcionar alívio.

Em um estudo liderado pela Universidade Harvard (EUA), pesquisadores revisaram 28 ensaios clínicos randomizados. Eles descobriram que, ao utilizar a cannabis, todos os pacientes com dor apresentaram melhorias significativas em seus sintomas. Isso levou os autores a concluírem que o uso da cannabis para a dor crônica é apoiado por evidências de qualidade.

Outro estudo, da Universidade de Michigan de março de 2016 publicado no Journal of Painshowed, mostrou que a cannabis melhora a qualidade de vida, reduz o consumo de opiáceos em uma média de 64% e diminui os efeitos colaterais de outros medicamentos.

A eficácia da cannabis como analgésico deve-se ao sistema endocanabinoide. Basicamente, o nosso corpo cria produtos químicos que afetam vários processos, como inflamação e dor. Na planta é possível encontrar fitocanabinoides, ou seja, produtos químicos semelhantes aos que nosso corpo produz. Em contato com o organismo humano, eles são capazes de silenciar os sinais da dor.

Os principais canabinoides associados a este alívio são o THC e o CBD, que ativam vários receptores do sistema endocanabinoide no corpo e no cérebro.

A dor tem impedido milhares de pessoas no Brasil e no mundo de fazerem coisas simples como trabalhar, estudar e se divertir. A cannabis é um recurso terapêutico que pode mudar esse cenário e devolver a qualidade de vida a essas pessoas.    

Sobre a Dor Crônica

A dor crônica é caracterizada por uma dor persistente que dura de semanas a anos.

Quais são os sintomas?

O principal sintoma é a própria dor persistente, que pode vir acompanhada de ansiedade, fadiga ou privação de sono.

Gostou do artigo?
Avalie:
Média de votos
Loading...