janeiro 8, 2019

Terpenos: muito além dos canabinoides

ação no corpo
2 min de leitura

Já ouviu falar dos terpenos? Eles são os responsáveis pelos diferentes aromas que a cannabis e outras plantas possuem. Mas não é só isso, eles têm uma variedade de propriedades medicinais e são capazes de interagir com os canabinoides provocando um efeito benéfico ao corpo conhecido como “efeito comitiva”.

O que são terpenos?

Produzidos por diversas plantas, incluindo a cannabis, os terpenos são moléculas naturais de aroma repletas de propriedades terapêuticas e os principais componentes dos óleos essenciais da cannabis. As mesmas glândulas que produzem os canabinoides também são responsáveis por expelir os terpenos.  

Mais de 200 diferentes terpenos já foram identificados na cannabis em concentrações distintas. A produção de terpenos depende da composição genética da planta, o que significa que diferentes cepas de cannabis provavelmente terão diferentes perfis de terpeno. Isso faz com que alguns promovam relaxamento e alívio do estresse, enquanto outros promovam acuidade e foco. Além disso, cada terpeno individual está associado a efeitos únicos.

Tipos de Terpenos e seus efeitos medicinais: Pineno, Linalol, Cariofileno, Limoneno, Mirceno

Efeito Comitiva dos Terpenos

Cada terpeno tem seu o próprio efeito, mas quando há uma combinação entre esses compostos, eles geram um efeito sinergético, conhecido como “efeito comitiva” e/ou “efeito entourage”.

O efeito comitiva ocorre, basicamente, quando diferentes terpenos e diferentes canabinoides reagem entre si. Estudos indicam que esse efeito combinado pode ser mais seguro e eficaz que o das substâncias da cannabis isoladas.

Gostou do artigo?
Avalie:
Média de votos
Loading...