fevereiro 28, 2019

Tratamento da Doença de Crohn com Cannabis Medicinal

A doença de Crohn afeta mais de 150 mil pessoas por ano no Brasil. Ela interfere na vida cotidiana de forma extrema e intrusiva, causando dor intensa e muitas idas urgentes ao banheiro.

A cannabis pode ajudar a combater a inflamação intestinal – característica da doença – e com isso, propiciar mais qualidade de vida para pacientes.

Descubra mais sobre Crohn e cannabis medicinal agora mesmo.

Como a cannabis pode ajudar na doença de Crohn?

Acredita-se que a doença de Crohn seja provocada por uma desregulação do sistema imunológico, ou seja, do sistema de defesa do organismo.

Muitos pacientes de Crohn não respondem aos tratamentos convencionais ou têm dificuldade em controlar os efeitos colaterais graves dos medicamentos imunossupressores.

Um estudo publicado na revista Clinical Gastroenterology and Hepatology testou a ação da cannabis sobre os sintomas da doença de Crohn e do Transtorno do Intestino Irritável.

Os pesquisadores dividiram 21 pacientes em dois grupos, 11 deles receberam cannabis com 115 mg de THC, para ser fumada duas vezes ao dia. O outro grupo também recebeu cannabis para fumar, porém sem nenhum THC. Cada pessoa envolvida neste estudo já havia tentado tratar seu distúrbio com terapia esteroide, imunomoduladores ou agentes antitumorais, mas sem resultados.

No final do estudo, os pesquisadores descobriram que os 11 participantes do grupo que recebeu o THC relataram melhoras no sono e no apetite, sem efeitos colaterais notáveis. Desses, 3 foram “desmamados” da dependência de esteroides e 5 pacientes não apresentaram mais nenhuma atividade da doença.

A inflamação é o principal gatilho para muitos dos sintomas mais debilitantes da doença de Crohn. Quando o trato gastrointestinal está continuamente inflamado, o corpo não consegue absorver adequadamente os nutrientes que precisa para sobreviver, o que leva a problemas de curto e longo prazo.

Os canabinoides têm efeitos imunomoduladores. Eles impedem o sistema imunológico de liberar proteínas pró-inflamatórias e desencadeiam ações anti-inflamatórias no corpo.

O fato é que a cannabis já está fornecendo alívio para muitos pacientes de Crohn pelo mundo, e apesar de mais pesquisas serem necessárias, pessoas tem conseguido viver melhor graças ao tratamento canábico.

Sobre a Doença de Crohn

Crohn é uma doença intestinal inflamatória e crônica que afeta o revestimento do trato digestivo. Esse processo inflamatório é extremamente invasivo e compromete todas as camadas da parede intestinal.

Quais são os sintomas da doença?

Os sintomas mais comuns da doença de Crohn são:

• Dor abdominal
  • Diarreia